A talhe de foice
Segredos
Crónica Internacional
Lições da Líbia
PCP
Persistir na luta<br>Convergir para 1 de Outubro!
Amanhã a Quinta da Atalaia abrirá as suas portas para acolher a 35.ª edição da Festa do Avante!. «Mais uma Festa», sem dúvida. Mais uma manifestação ímpar no panorama cultural e político português. De alegria e confraternização popular. De militância generosa. De luta convicta em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País. De afirmação de valores e ideais libertadores que, sendo os da classe operária, são também das restantes classes e camadas vítimas da exploração e opressão do capital monopolista associado e subordinado ao imperialismo.
Actual
Os branqueadores
Actual
Barris de sangue
Actual
É assim, a ideologia
Força bastante para todos os combates
A dedicação e o empenho que os militantes e simpatizantes do PCP demonstram na construção da Festa do Avante! mostram que, unidos e organizados, homens, mulheres e jovens são capazes de «mover o que parece inamovível». Saudando os construtores da Festa, na tarde de sábado, Jerónimo de Sousa valorizou a sua generosidade, considerando-a fundamental para travar as duras lutas que aí vêm.
Mais um favor ao grande capital
A anunciada redução da Taxa Social Única (TSU), proposta pelo Governo, é mais uma forma de transferir a riqueza produzida para os bolsos dos grupos económicos, denunciou no dia 26 o PCP.
Centenas de milhares excluídos
Saiu <i>O Militante</i>
Luta para aumentar
Responder, com luta crescente, à intensificação da ofensiva contra os trabalhadores é o apelo da CGTP-IN, que durante este mês vai desenvolver um vasto esforço de mobilização para as manifestações nacionais em Lisboa e no Porto. Outras lutas estão em marcha e vão ter lugar nos próximos dias.
Reformados mostram indignação
Junto à residência oficial do primeiro-ministro, centenas de reformados, pensionistas e idosos manifestaram, dia 25, o seu repúdio e indignação face à política do Governo e reclamaram melhores condições de vida.
Medidas injustas e desumanas
O corte de um terço nos custos do transporte de doentes não urgentes está a ser alvo da severa crítica do PCP, para quem esta é uma medida «injusta e desumana» que restringirá ainda mais o acesso aos cuidados de Saúde.
Política recessiva agrava problemas
Fiscalização das secretas
Futuro não pode ser adiado
Utentes protestam
Centenas de utentes protestaram, segunda-feira, nos distritos de Lisboa e Braga, contra o aumento do preço dos transportes. Em Alhandra, a polícia reprimiu a acção recorrendo a fogo real e deteve dois utentes.
<i>EDP</i> pública para o País
No dia em que o Estado cedeu os direitos especiais que possuía na EDP, fizeram-se ouvir vozes de luta, protestando contra aquele crime e afirmando que o que faz falta ao País é tomar um rumo totalmente oposto.
Vitivinicultores protestam
Confederação das MPME<br>contesta aumento do IVA
Pelos <i>Correios<i> no Couço
Greve geral contra a austeridade
A principal central sindical italiana convocou para a próxima terça-feira, dia 6, uma greve geral de oito horas por turno, contra o mais recente pacote de austeridade aprovado pelo governo de Sílvio Berlusconi.
Garrote constitucional
Dois dias depois de o governo socialista ter pactuado com os conservadores a inclusão do princípio do equilíbrio orçamental na Lei Fundamental, milhares de espanhóis saíram à rua, no domingo, para exigir um referendo.
<i>Scotland Yard</i> ordenou prisões em massa
Governo grego ataca ensino superior
Franceses ricos querem contribuir
Defender a Constituição de Abril
Barbárie emerge em Tripoli
Uma semana depois de a NATO e os seus homens de mão do Conselho Nacional de Transição (CNT) terem tomado Tripoli, tornam-se evidentes os crimes de guerra praticados nos últimos meses contra o povo líbio, o qual, junto com o exército regular, continua a resistir como pode à ocupação.
Trabalhadores e estudantes<br>paralisaram o país
A Central Unitária dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação dos Estudantes do Chile (Confech) consideraram um êxito a paralisação de 48 horas realizada, a semana passada, em todo o país.
Luta de classes no Baixo Aguán
Contra a ofensiva anticomunista na Eslováquia
TVisto
São já não sei quantos mil
Correspondência
Karl Marx e Friedrich Engels a A. Bebel, W. Liebknecht, W. Bracke e outros
Religiões
A <i>troika</i> tem um parceiro! …
Espaços de alegria e luta
Começa amanhã, e estende-se até domingo, mais uma edição da Festa do Avante!, que mais uma vez abrirá às 19h00 com uma intervenção do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, na Praça da Paz e encerrará com um comício no domingo, às 18h00, no Palco 25 de Abril.
O certo é que nesta grande realização política e cultural não faltarão o convívio, a solidariedade, as artes plásticas, as exposições, os debates, o teatro, o cinema, a música, a ciência, o desporto e a gastronomia.
Os debates na Festa
A Festa do Avante! não seria o que é sem a discussão e o debate sobre os mais variados temas nacionais e internacionais. Em vários espaços haverá dezenas de debates onde será possível trocar ideias e opiniões e consolidar convicções para a luta, difícil mas apaixonante, que espera não só os comunistas como os democratas e patriotas legitimamente preocupados com o futuro do seu País.
Ambiciosa proposta artística
Sucesso incomparável
O número de atletas que querem participar, este ano, na 24.ª Corrida da Festa do Avante!, que acontece no dia 4 de Setembro, a partir das 9h30, está a ultrapassar todas as expectativas, com as inscrições a chegarem às cerca de três mil.